quarta-feira, 16 de abril de 2008

Ônibus jundiaienses

Como usuários dos ônibus de jundiaí e, consequentemente, de alguns terminais da cidade, temos algumas dúvidas:
- Por que os motoristas correm tanto quando tem poucos passageiros ou pouco movimento na rua? Levando em consideração que os onibus tem um horário a cumprir, não faz muito sentido que eles corram quando tem pouco movimento.
- Por que os motoristas e cobradores chamam os onibus de "carro"?
- Como ficará o trânsito do centro depois da inauguração (bem próxima da eleição, por sinal) do novo Terminal ?
- Por que os terminais são tão sujos?
- Por que não é melhor coibida a ação de vendedores ambulantes dentro dos terminais? (Veja bem, não sou contra vendedores ambulantes, mas se a lei proíbe que eles trabalhem dentro dos terminais, tem que ser cumprida)
- Por que o espaço entre as cadeiras é tão pequeno? Eles pensam que quem é alto vai fazer questão de ficar em pé?
- Por que os cobradores reclamam tanto na hora de dar o troco?
- Quem foi o "gênio" que soltou a frase: "Os Terminais serão iguais ao metrô de São Paulo, sairá um ônibus a cada 3 minutos"? Só esqueceu de mencionar que cada ônibus tem um destino diferente. E obviamente não são a cada três minutos.
- Por que o terminal Rami tem tão poucos ônibus? Sendo que atende vários bairros e uma população bem ampla, não tem sequer ônibus que passa pelo Maxi Shopping,o que é básico em Jundiaí.

Para terminar vamos colocar um vídeo que seria bem engraçado ver acontecendo ao vivo (isso se você não for o motorista do onibus):

3 comentários:

Unknown disse...

Interessante como ao mesmo tempo que se critica o transporte de jundiai, a mesma pessoa acha engraçado um vídeo rídiculo sobre a falta de educação das pessoas. Se esse engraçadinho quer ser palhaço, então que vá para um circo, e não atrapalhar a vida de outras pessoas.
Carro é o mesmo que : "Veículo de rodas para transporte de pessoas ou carga", ou seja está correto.
Como também chamam de carro, o automóvel.
Duvido que quem se sinta incomodado com os ônibus correndo nos horários de pouco movimento se mexam para no mínimo registrar no telefone 156 o que acontece. Aposto ainda como o povo nunca está satisfeito que vão reclamar quando o ônibus estiver devegar nas mesmas condições.
O trânsito na região central vai ficar realmente ruim, mas para os ônibus, afinal o errado é automóvel estar circulando por lá. Enquanto se insiste em passar pelo centro de carro não há milagre que resolverá os problemas de trânsito.
Qual a fonte da frase:
"Os Terminais serão iguais ao metrô de São Paulo, sairá um ônibus a cada 3 minutos"? O metrô de SP opera com intervalos que ficam perto de 1 minuto. O povo é tão impaciente que com 5 minutos o povo já reclama que o ônibus está demorando. Mesmo que fosse 3 minutos também haveria reclamação.
Para o shopping a linha 784 são camilo passa a 500 metros do shopping, mas esse povo quer que o ônibus pare na porta para os belos... E que tantos bairros tem... A concentração maior é só maringá, comercial e res.anchieta.
Por que o povo não facilita o troco? Por que tem gente que tenta pagar onibus com nota de 50? Porque não procura ter cartão para facilitar o embarque??? Não.. tem que complicar..
Ônibus não tem "cadeira", tem assento. Ficar em pé também faz bem, dê preferência a quem precisa.
Terminal sujo e ambulantes? errado mesmo, e alguém reclama no 156? E se faz, porque não cobra? A inércia da população também faz parte do sistema. Reclamar é fácil, mas ninguém participa.

Petrucchio disse...

O Ricardo no mínimo não anda de ônibus, deve ser amigo/parente de algum figurão e quer colocar a culpa nas pessoas.
Primeiramente: Ônibus é um serviço PARA a população. E não ao contrário. O serviço tem que se adequar aos nossos anseios e necessidades. Só com essa afirmação cai por terra quase tudo que esse desinformado falou.
Segundo: Eu NUNCA vi alguém querer pagar a passagem, que é muito caro, com 50 reais exceto eu mesmo, que pedi compreensão pois eu não tinha trocado e nenhum comércio por perto. (Caxambú).
Ligar pro 156?? Nem os fiscais falam que adianta. Ouvi de um fiscal que a escassez de ônibus, o que ocasiona em espera de no mínimo 30min., é devido a ordem da prefeitura. Ela que determina a quantidade de carros a circular.
Bom....acho que já registrei o que tinha de registrar!

Unknown disse...

Engana-se o figura que não ando de ônibus. No mínimo deve ser um estudante, rebelde sem causa. Mas ando de ônibus sim, e muito. Conheço todas as linhas do sistema, não no mapa, mas dentro do ônibus. Tem gente que não sabe nem de onde vem seu ônibus por estar condicionado só com o trecho casa-trabalho-estudo-casa. Dane-se o resto. Trabalho DE ônibus, trabalho COM ônibus. Talvez não preste atençao, mas vi mtas vezes pessoas querendo pagar com notas de 50 sim, por necessidade ou por maladragem. Não sei onde leu a afirmação de que o transporte não deve se adequar aos anseios da população, certamente não lê bem.
Como tb não disse que o usuário é culpado, mas que tb não é só vítima, pois é responsável tanto quanto a administração e as empresas.
Defendo o transporte coletivo mais do que imagina. Esse "fiscal" que passou essa informação era quem deveria ser denunciado no 156, só para ver se não funciona. Se ninguém reclama oficialmente, significa que o sistema é bom do jeito que está. Se reclama e não cobra como deveria, também está sendo passivo. Sim, a prefeitura determina a redução de carros, isso é competência da administração municipal e não das empresas. Se isso acontece por algum motivo, o cidadão não sabe questionar como deveria. Quando as pessoas pararem de olhar para o próprio umbigo, talvez o sistema melhore. E para isso não precisa ser parente de ninguém, só fazer sua parte.